Equipe

Realizado por um grupo de pesquisadores que tem demonstrado, ao longo dos últimos dez anos, tanto em condições experimentais quanto clínicas, o potencial terapêutico de células mesenquimais na lesão raquimedular e dor neuropática, a equipe do MEVEX é formada por:

Milena Botelho Pereira Soares

(coordenadora)

Imunologista, atua no desenvolvimento de terapias em células-tronco e de novos fármacos.

Cristiane Flora Villarreal

Farmacologista, atua na investigação e desenvolvimento de novos fármacos e produtos terapêuticos com ação analgésica e anti-inflamatória.

Rosalia Mendez-Otero

Doutora em Ciências Biológicas, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e chefe do Laboratório de Neurobiologia Celular e Molecular. Tem experiência na área de Neurociências e Neurologia atuando em pesquisas básicas, pré-clínicas e clínicas em terapias celulares e gênicas em doenças e lesões do Sistema Nervoso.

Patrícia Damasceno

Farmacêutica, doutoranda em Patologia Humana e Experimental pela Fiocruz/UFBA. Atua no desenvolvimento de terapias utilizando células-tronco.

Luiza Opretzka

Farmacêutica, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Farmácia, da Universidade Federal da Bahia. Realiza pesquisa nas áreas de bioprospecção, farmacologia e terapia celular, com foco no desenvolvimento de novos tratamentos para dor e inflamação.

Afrânio Ferreira Evangelista

Biomédico, mestre e doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto Gonçalo Moniz / Fiocruz Bahia. Trabalha com terapia celular com ênfase no uso de células mesenquimais derivadas da medula óssea. Atualmente integra a equipe de pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados em Saúde do CIMATEC (ISI-SAS SENAI/CIMATEC).

Lila Teixeira Araújo

Fisioterapeuta, doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (Doutorado em Medicina Tropical) com linha de pesquisa em paraplegia espástica causada por retrovírus humano. É pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS) Cimatec. Desenvolve pesquisas na área de Pesquisa Clínica.

Thaís Alves

Biotecnologista e doutoranda pelo Programa de Patologia Humana e Experimental pela Fiocruz Bahia / Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de terapia celular utilizando células-tronco mesenquimais para o tratamento de trauma raquimedular e testes de potência.

Girlaine Café

Biotecnologista, realiza pesquisas no desenvolvimento de terapias celulares para lesões neurológicas e doenças isquêmicas.