Links de Interesse

(links de parceiros, sites de interesse, etc)
O objetivo da RENETA é auxiliar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na avaliação de dossiês de ensaios clínicos e de registro de produtos, bem como em processos de monitoramento pós mercado de produtos de terapia avançada. Além disso, a Rede também atua na capacitação de servidores da ANVISA, promovendo a transferência de conteúdos técnicos que permitirão o controle dos produtos de terapia avançada pela Agência. A RENETA é um projeto da ANVISA em cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e executado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC) é formada por oito Centros de Tecnologia Celular localizados em cinco estados brasileiros e por 52 laboratórios selecionados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde.

A RNTC tem como principal objetivo aumentar a integração entre os pesquisadores de todo o Brasil e facilitar a troca de informações em relação às pesquisas com células-tronco que vêm sendo feitas no país, gerando conhecimento científico e competência tecnológica na área da medicina regenerativa.

A Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica foi fundada no ano de 2006 por um grupo de profissionais da saúde e profissionais liberais com interesse na área de terapia celular e bioengenharia. O intuito de constituir uma associação civil sem fins lucrativos visa dar suporte e desenvolver atividades de pesquisa científica na área de terapia celular e biotecnologia. A associação atua de forma integrada com os institutos de ensino e pesquisa, com profissionais da área da saúde. No ano de 2019 alterou o seu nome para Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica com o intuito de abranger novas linhas de pesquisa que não existiam anteriormente.

O International Society for Extracellular Vesicles (ISEV) é uma sociedade global que conta com pesquisadores líderes no estudo de vesículas extracelulares, exosomas e microvesículas. Com mais de dois mil membros, a missão da ISEV é expandir o estudo de vesículas mundialmente. A organização conta com a presença de pesquisadores renomados em seus eventos, como encontros anuais e workshops. Do pesquisador veterano com mais de dez anos de pesquisa em vesículas extracelulares ao estudante iniciando os estudos, a ISEV tem algo específico para atender você.

Criada em 1992, a International Society for Cell & Gene Therapy (ISCT) se destaca mundialmente em assegurar que a terapia genética e a tradução de células cheguem até as clínicas. Contando com clínicos, reguladores, pesquisadores e tecnologistas renomados entre os seus parceiros, os membros da ISCT compartilham a missão de promover práticas seguras e eficazes de tradução de células e terapia genética para melhorar a vida de pacientes em todo o mundo. Contando com mais de 2,400 especialistas em terapia celular espalhados em mais de 60 países, os membros do ISCT fazem parte de uma comunidade global com líderes e organizadores dedicados na missão da organização.

Com cerca de 4.000 membros de mais de 65 países, o ISSCR é uma organização global, interdisciplinar e de base científica dedicada à pesquisa com células-tronco e sua tradução para a clínica. Formada em 2002, a Sociedade promove a colaboração global entre os cientistas e médicos de células-tronco mais talentosos e comprometidos do mundo e desempenha um papel catalisador no desenvolvimento de novos tratamentos médicos eficazes.

Em 2022, a Reunião Anual reúne os principais cientistas, clínicos, líderes empresariais, especialistas em ética e educadores do mundo de mais de 65 países, celebrando vinte anos de avanços e contribuições da pesquisa com células-tronco e medicina regenerativa.

International Association for the Study of Pain (IASP) reúne cientistas, médicos, profissionais de saúde e formuladores de políticas de todo o mundo em busca de sua missão de trazer alívio àqueles que sofrem. Em 2022, a entidade promove o Ano Global da Dor, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o conhecimento da dor e como isso pode beneficiar aqueles que vivem com dor. O evento irá contar com webinars, notícias, publicações, workshops e eventos no Congresso Mundial para ajudar a melhorar os resultados dos pacientes.
A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor – SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo no dia 22 de outubro de 1982. A fundação oficial se deu às 20h00 do dia 29 de agosto de 1983, em reunião que se realizou no Centro Integrado da Dor, à rua Baltazar da Veiga, 490, em São Paulo, sob a coordenação dos neurocirurgiões Jorge Roberto Pagura e Moacir Schnapp. Em 31 de agosto de 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, realizado em Seattle-USA, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor Internacional Association for the Study of Pain IASP.
A Anvisa regula atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de produtos de terapia avançada. Atualmente, o marco regulatório desenvolvido pela Anvisa é formado pela RDC 508/2021, que dispõe sobre a adoção de boas práticas em células humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica, pela RDC 506/2021 (versão em inglês), que estabelece regras para a realização de ensaios clínicos com produto de terapia avançada investigacional no Brasil, e pela RDC 505/2021, que dispõe sobre o registro de produto de terapia avançada.

O Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica (CBER) regula produtos de terapia celular, produtos de terapia gênica humana e dispositivos relacionados à terapia celular e gênica. Os produtos de terapia celular incluem imunoterapias celulares, vacinas contra o câncer e outros tipos de células autólogas e alogênicas para certas indicações terapêuticas, incluindo células-tronco hematopoiéticas e células-tronco adultas e embrionárias. A terapia genética humana procura modificar ou manipular a expressão de um gene ou alterar as propriedades biológicas de células vivas para uso terapêutico.

A International Spinal Cord Society (ISCoS) promove o mais alto padrão de atendimento na prática de lesão medular para homens, mulheres e crianças em todo o mundo. Por meio de sua equipe médica e multidisciplinar de Profissionais , buscando fomentar a educação, a pesquisa e a excelência clínica .

Composta por membros de 87 países, a instituição realiza a Reunião Científica Anual com objetivo de compartilhar conhecimentos e avanços científicos.